Tornando-se um Encorajador.

Barnabé - Um Homem que sabia encorajar
Seu nome verdadeiro era José, mas os apóstolos o apelidaram "Barnabé" que significava "Encorajador" (At 4:36), Ele foi uma das pessoas que venderam propriedades e entregaram aqueles que criam em Jesus - até mesmo um homem que perseguira cristãos até a sua conversão. Outros cristãos não quiseram conversa com aquele tal de Saulo. por isso Barnabé o levou aos apóstolos para analisar o encontro daquele homem com Cristo. Com tal encorajamento, "Saulo ficou com eles, e andava com liberdade em Jerusalém, pregando corajosamente em nome do Senhor" (At 9:28).
Quando a igreja em Antioquia se expandiu rapidamente por causa da conversão dos gentios, a igreja de Jerusalém enviou Barnabé até lá. Quando ele viu as evidências do favor de Deus em relação àquele povo, começou a encorajar os novos cristãos a se manter fiéis ao Senhor (At 11:24). Aquele "Homem bom, Cheio do Espirito Santo e de Fé" (At 11:24), Conduziu um grande número de pessoas a Deus.
Precisando de ajuda, Barnabé mandou chamar Saulo. Os dois trabalharam juntos por um ano em Antioquia, onde os cristãos passaram a ser conhecidos por esse nome pela primeira vez (At 11:26). Mais tarde, os dois foram escolhidos como os primeiros missionários da igreja. Saulo, que depois veio a adotar o nome Paulo, assumiu aos poucos a liderança. Com o tempo, a equipe formada por "Barnabé e Saulo" (At 12:2; 13:2) passou a ser conhecida como "Paulo e seus companheiros"  (At 13:13).
Isso não significava que Barnabé havia perdido sua coragem. No Concílio de Jerusalém (At 15), Barnabé defendeu um evangelho cristão simples, sem legalismo. No entanto, até mesmo ele tinha seus momentos de fraqueza. Quando pedro parou de comer com os gentios em Antioquia por causa do que os legalistas judeus   podiam  pensar, Barnabé o acompanhou. Mais tarde, Paulo falaria durante contra essa atitude dos companheiros.
Na segunda viagem missionária, Barnabé sugeriu que seu jovem primo Marcos os companhassem. Quando Paulo rejeitou a ideia, ele e Barnabé se separaram (At 15:36-41). Apesar disso, Barnabé provou ser uma pessoa capaz de confortar os outros, pois foi um encorajador até o fim.

"Barnabé era uma pessoa tão encorajadora que muitos gentios se tornaram cristãos".

0 comentários: